Brasil é o País mais Burocrático do Mundo, diz Banco Mundial

Quem já precisou utilizar um serviço público ou deu entrada em um processo para adquirir algum tipo de atendimento específico, deve ter notado o quanto esses processos são complicados e muitas vezes cansativos.

De acordo com o Banco Mundial, o Brasil é o país mais burocrático do mundo e você vai entender como a notícia reflete na vida dos brasileiros.

O Brasil é conhecido mundialmente por ser um país vasto e rico em cultura e matéria-prima. Mas de acordo com o Banco Mundial, não serão somente esses os títulos do país, pois de acordo com o órgão, o Brasil é o país mais burocrático do mundo.

Os dados são baseados no tempo que os brasileiros gastam anualmente para solucionar processos simples como emissão de documento ou pagamento de impostos obrigatórios. Essas ocorrências deveriam ser facilitadas, mas ainda é um processo burocrático segundo especialistas.

Temos como um dos processos mais complexos que acontecem anualmente e que já precisa ser elaborado pelos contribuintes, o Imposto de Renda 2022. O valor do imposto vem acompanhada de uma declaração que deve ser preenchida de forma minuciosa.

Muitas vezes, os contribuintes se confundem ou preenchem de forma errônea, isto mesmo para quem já tem algum conhecimento básico do programa do IR proporcionado pela Receita Federal. Por isso, alguns brasileiros precisam contratar profissionais da economia para realizar a declaração do IR.

Além do próprio valor e da declaração do imposto de renda, o contribuinte deve estar atento para dois outros recursos relacionados a esta cobrança: o carnê leão, que é destinado para os trabalhadores autônomos que possuem o rendimento médio previsto pela Receita Federal e o Darf IRPF 2022, referente ao documento de arrecadação da receita.

Como você pôde conferir, apenas um ponto de obrigatoriedade para o brasileiro pode estar tomando horas do seu tempo até que seja solucionado e ainda envolver gastos consideráveis para que possa ser fidelizado corretamente, no caso de quem contrata um especialista na realização do IR.

Mas vale a pena mencionar que além da burocracia envolvida em outros pontos da vida do brasileiro, principalmente aqueles que precisam solicitar serviços prestados pela CLT, temos os gastos que podem ocorrer com esses processos.

De acordo com os dados, a burocracia também pesa no bolso no brasileiro. São mais de 60 tributos registrados no país, além de mais de 3 mil normas para as quais brasileiro precisa estar atento para não acabar prejudicado.

Related Posts