Pagamento FIES: Boleto, Juros e Renegociação

Estudantes que fizeram o ENEM e foram beneficiados pelo FIES devem estar atentos ao pagamento FIES 2023 para não ter o benefício cancelado. Essa oportunidade de poder estudar pagando mensalidades mais acessíveis é excelente para quem tem baixa renda. Saiba mais detalhes sobre o pagamento FIES 2023 e mantenha-o em dia.

Conhecido como Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES financia o estudo dos alunos que não conseguem pagar a mensalidade de forma integral. Criado pelo Governo Federal, este tipo de financiamento é o mais indicado pela baixa taxa de juros.

Quais as modalidades do FIES?

O FIES passou recentemente por algumas mudanças significativas e foi dividido em duas modalidades. Para cada faixa de rendimento, existe uma modalidade indicada.

A primeira modalidade deste novo modelo do FIES é indicada para os estudantes que pertençam a uma família, cuja renda per capita seja de até 3 salários mínimos. A taxa de juros é zero nesta modalidade e o pagamento das prestações respeita o limite de renda do aluno.

A segunda modalidade recebe o nome de P-FIES e é indicada para aqueles que pertençam a uma família, cuja renda per capita seja de até 5 salário mínimos. Nesta modalidade os recursos são financiados pelos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e dos bancos privados parceiros do programa do FIES.

Respeitar os prazos de pagamento FIES 2023 é a melhor maneira de não perder esse financiamento.

Como emitir o boleto de pagamento FIES?

O estudante que consegue o financiamento do FIES poderá emitir o boleto de pagamento FIES 2023 de maneira online.

São 2 bancos responsáveis pela emissão deste boleto, um é a Caixa Econômica Federal e o outro o Banco do Brasil.

Veja como emitir o seu boleto de pagamento nos bancos emissores:

Banco do Brasil

O aluno beneficiado pelo FIES que deseja fazer a emissão do boleto de pagamento através do Banco do Brasil, deverá comparecer diretamente nas agências e solicitar a segunda via.

O Banco do Brasil ainda não oferece a emissão deste boleto de maneira online, por isso que o aluno deve comparecer pessoalmente.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal diferente do Banco do Brasil, permite que o estudante faça a emissão do boleto de pagamento de maneira online. Veja como fazer isso:

  • Visite esse site;
  • Você vai ver uma opção “Clique Aqui”, clique com o seu o seu mouse em cima dela;
  • Preencha todas as informações que forem solicitadas e por último clique em “Iniciar operação”;
  • Depois dessas etapas você tem direito a emissão do seu boleto.

Juros e renegociação de pagamento FIES

A taxa de juros FIES 2023 varia de acordo com a modalidade que o estudantes estiver enquadrado.

Na modalidade 1 a taxa de juros é zero e na modalidade P-FIES a taxa de juros varia de acordo com as regras de cada banco.

Os estudantes que por algum motivo precisem fazer a renegociação do financiamento, devem seguir essas informações abaixo:

  • Solicitar a renegociação no site oficial do FIES;
  • Defina com exatidão os prazos para o novo pagamento;
  • Imprima os documentos necessários para a sua renegociação;
  • Compareça pessoalmente até uma agência bancária.

Saiba também sobre o segundo semestre FIES 2023.

Related Posts