Quitação do licenciamento deve ser feita a partir do mês de abril

O licenciamento 2022 de São Paulo ainda não está em vigor, mas, a previsão é a de que os proprietários de veículos automotores tenham que efetuar a quitação do licenciamento a partir do mês de abril de 2021, de acordo com o final da placa do veículo. Em SP é possível fazer o licenciamento do veículo diretamente nos postos do DETRAN, CIRETRAN, nos postos de atendimento do Poupatempo ou por meio do Sistema de Licenciamento Eletrônico.

O licenciamento anual do veículo é um seguro obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores, sendo proibido – por lei -, o tráfego de veículos com o licenciamento atrasado. Os carros que forem pegos trafegando em situação irregular podem ser apreendidos, além de gerar uma multa para o proprietário de 180 UFIRs e sete pontos na carteira, já que é considerada infração gravíssima.

Para que o licenciamento 2022 SP possa ser feito, o proprietário do veículo deve apresentar a carteira de identidade, o número do RENAVAM, além do comprovante de pagamento de todas as taxas referentes ao ano anterior (2010). Já no licenciamento eletrônico, o proprietário do veículo precisará de uma cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, além de efetuar o pagamento das taxas de licenciamento, seguro obrigatório e possíveis multas, além do IPVA.

Se o licenciamento do veículo for feito pessoalmente, o novo documento poderá ser entregue na mesma hora para o proprietário. Já no atendimento eletrônico, o documento será enviado para o endereço cadastrado no DETRAN, no prazo de cinco dias úteis. Para saber mais informações ou fazer alteração de seu endereço junto ao DETRAN, acesse: www.detran.sp.gov.br.

Related Posts

Deixe uma resposta